Powered By Blogger

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

RAÇA GIR

Origem: criada em estado de pureza nas regiões indianas de Rayputana e Baroda em maior escala, mas também perfeitamente pura nas terras férteis das montanhas de Gir, ao Sul de Katiawar, a raça gir foi alvo de interesse logo de início para os importadores brasileiros. Considerada em sua própria região de origem como de dupla aptidão (trabalho e leite), a raça manteve e aprimorou seus atributos econômicos no Brasil.


Principais características: com caracterização racial bastante peculiar, o gir se distingue pela pelagem vermelha ou amarela em combinações típicas da raça: gargantilha, chitada, rosilha e moura, sempre sobre pele bem pigmentada. O perfil craniano ultraconvexo (com fronte larga, lisa e proeminente) e marrafa bem jogada para trás (onde nascem os chifres de seção elíptica, achatada, grossos na base, saindo para baixo e para trás), completam com detalhes o padrão racial do gir. Sua natureza gregária e o temperamento dócil contribuíram para sua expansão no Brasil.

O tipo morfológico atende aos requisitos de um animal moderno produtor de carne e leite, ainda que tenham sido observadas linhagens que se destacam mais pela produção leiteira. As crias nascem com um pequeno peso, o que não provoca problemas de parto. O peso médio ao nascer é de 24 kg para fêmeas, e de 26 kg para os machos, não obstante apresentem bom desenvolvimento e terminação rápida, desde que criados em um sistema de alimentação adequado. A habilidade materna das vacas gir constituem um bom fator de crescimento dos bezerros na fase pré-desmama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário