Origem: A raça é originária dos Departamentos de La Manche e Calvados, no sudoeste de Le Havre, península do Contentin, situada na Normandia, França, região de clima litorâneo, cujo solo é rico em cálcio.Existem registros de que animais da raça Normanda foram trazidos para a região da Normandia pelos conquistadores Vikings nos séculos IX e X. A raça é bastante antiga, embora seu melhoramento e "Herd Book" sejam relativamente recentes, tendo sua associação de raça criada em 1883 e foi reorganizada no ano de 1926.
O Normando é basicamente um tipo indígena, possivelmente com origem Viking, o qual foi cruzado com Shorthorn e bovinos das Ilhas do Canal da Mancha entre os anos de 1845 a 1860. Neste tempo a raça era afamada como uma das melhores de duplo propósito do mundo; sem dúvida o Shorthorn contribuiu para a precocidade e o melhoramento da qualidade de carcaça, o Jersey provavelmente contribuiu para a sua alta taxa de gordura. A face é convexa, como o Jersey, e provavelmente isto é devido a infusão de sangue que a raça teve no século XIX. A infusão de sangue Shorthorn e Jersey aconteceu entre os anos de 1845-60.
Principais características: A raça Normanda é de grande porte, rústica, fecunda e longeva. São animais notáveis por sua produção de carne relativamente magra, de excelente qualidade e leite de alto teor de gordura. Sua pelagem deve ter necessariamente as três (3) cores: vermelho ou ruivo (Blond), castanho escuro ou pardo (Bringe) e o branco (Caille), cuja predominância e localização variam conforme o indivíduo. Os animais com pelagem rosilha são desclassificados, tolerando-se os salinos. Para a variedade mocha o padrão é o mesmo da aspada, salvo no que se refere aos chifres, pois carece deles e a conformação da nuca, que deve ser proeminente e arredondada.
A raça apresenta como característica especial a capacidade de ser criada em condições extensivas de manejo, mas também se sobressai em musculosidade, % de gordura, % de proteína no leite, facilidade de manejo, ganho diário, facilidade de parto, intervalo entre partos, precocidade sexual, se comparado com a raça Holandesa. No cruzamento com as raças zebuinas, o gado Normando produz mestiços rústicos de rápido crescimento, pesados, produtores de carne de boa qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário